COMO CONSTRUIR A AUTOCONFIANÇA E A AUTOESTIMA

07:00


Na sociedade em que vivemos hoje em dia, facilmente perdemos o rumo, a alegria, os nossos objetivos. Nem sempre é fácil manter o sorriso na alma, ainda que o tenhamos no rosto e por isso achei por bem e pesquisei algumas dicas de como construir a autoconfiança e a autoestima, que são duas qualidades imprescindíveis em qualquer fase do nosso ciclo de vida. Continua a ler para descobrires as 16 dicas do post.

1. Constrói 3 listas acerca de ti mesma. Numa folha de papel escreve as tuas qualidades, as tuas conquistas e força de vida. Lê-as regularmente.

2. Pensa positivamente acerca de ti mesma. Apesar dos teus problemas, és uma pessoa única, especial e valiosa que merece sentir-se bem acerca de si própria. Identifica os teus pensamentos negativos e reflete sobre elas. Certamente são crenças distorcidas peça baixa confiança ou baixa autoestima. Faz um acordo contigo mesma: sempre que esses pensamentos fluírem ao teu pensamento, não lhes prestes atenção. Cria outros pensamentos que te motivem e que te orientem para os teus objetivos e te deiam confiança- A confiança em nós próprios é algo que se constrói.

3. Presta especial atenção à tua higiene pessoal e aparência. Não descuides o teu cabelo, as unhas, a maquilhagem (no caso de seres mulher) e veste roupas que te façam sentir bem contigo própria. Cuidar de nós mesmos representa o valor que damos a nós mesmos, mas igualmente à preservação da nossa imagem junto dos outros.

Image from Pinterest

4. Faz uma alimentação saudável e equilibrada. Faz refeições a pensar em ti mesma, torna isso um momento especial, mesmo se estiveres a comer sozinha. Desliga a TV ou rádio, põe a mesa, e esmera-te na disposição da comida no prato para que pareça atraente. Também mereces mimar-te a ti mesma. No caso de almoçares/ jantares na faculdade ou no trabalho, leva uma marmita saudável e agradável à vista ou escolhe um prato da cantina que seja rico em nutrientes. Se não cuidares bem de ti, quem cuidará? Pensa nisso.

5. Exercita-te regularmente. Sair para uma caminhada todos os dias, e fazer exercícios mais vigorosos (exercícios que te façam suar) três vezes por semana é uma prática de enorme retorno e satisfação. A prática do exercício físico regular é um propulsor da autoestima, eleva os níveis de energia, promove o humor, faz libertar na corrente sanguínea endorfina (vulgarmente conhecida por hormona do bem-estar).

6. Verifica se estás a dormir o suficiente. Após um dia de faculdade ou trabalho a nossa energia diminui e é importante repormos os seus níveis. Para isso, o descanso conseguido através de uma noite bem dormida é um dos principais restauradores do corpo e mente.

7. Aprende a gerir os teus níveis de stress. Na vida, as exigências por vezes são mais que muitas. Exercem uma enorme pressão sobre os nossos recursos e a nossa capacidade de resposta. É importante perceberes a exigência das tarefas que tens de realizar e entenderes se está preparada para responder-lhes ou resolvê-las de forma eficaz. Caso verifiques que a tua ansiedade e irritabilidade estão a aumentar e consequentemente a sentes uma diminuição no teu humor, provavelmente estás a sofrer de stress. O stress faz-te sentir sempre que a tua capacidade de resposta é inferior às exigência que enfrentas. Se não és capaz de responder de forma funcional e eficaz às exigências do teu dia-a-dia, a tua autoestima pode sofrer oscilações.

8. Organiza o teu espaço pessoal e profissional. Mantém-no limpo, confortável e atraente. Sentirmo-nos bem nos espaços onde passamos a grande maioria do nosso tempo é essencial para que possamos receber estímulos de bem-estar. Organiza as coisas de forma a que possas ter a maior satisfação possível.

9. Faz coisas que tu gostas de fazer. Por vezes, quando andamos mais em baixo, com preocupações a ocuparem-nos a cabeça e na presença de alguns sentimentos negativos, fundimo-nos a isso e deixamos de fazer coisas que nos fazem sentir bem. Este é um problema acrescido para a autoestima. É importante promover atividades que possam ter um retorno positivo, que promovam sentimentos positivos. Ao experienciares boas sensações, tornas-te mais animada, mais positiva e mais esperançosa. Promove aquilo que te faz sentir-se bem.

Image from here

10. Deixa-te envolver em atividades lúdicas como música, pintura, poesia ou dança. Este tipo de atividades lúdicas e artísticas permitem que te possas expressar, e adquirir um senso de domínio, levando-te a interagir positivamente com os outros. Procura uma destas atividades ou outras na tua localidade. Investe em ti própria e na promoção do teu bem-estar.

11. Estabelece um desafio que possas realmente conseguir realizar. Por exemplo, fazer yoga, aprender a cantar, ou cozinhar um jantar para um pequeno grupo de pessoas na tua casa.

12. Faz algumas das coisas que tens adiado constantemente. O sentimento de eficácia e de dever cumprido ao realizarmos algo que nos custa ou que não gostamos muito, mas que é necessário ser feito, produz um retorno de satisfação e de valor de nós mesmos. Por este motivo é um excelente promotor da autoestima. Propõe-te igualmente a fazer algo que te gera medo, receio ou dúvida, sobretudo acerca das tuas habilidades ou competências necessárias à boa realização. Ao enfrentares o que temes, podes vir a ser bem-sucedida, tendo como retorno o aumento e o reforço da confiança em ti mesma.

13. Faz algo que beneficie os outros. A prática da compaixão ou do reconhecimento do valor humano é algo que promove a satisfação geral, que nos permite olharmo-nos como benevolentes. Por exemplo, visitar um amigo que está doente, ou envolveres-te com uma instituição de caridade local. Este tipo de ações podem fazer-te sentires-te bem contigo mesma só pelo facto de sentires que estás a valorizar e a ajudar outras pessoas.

14. Envolve os outros no teu objetivo. Informa alguns dos teus amigos e familiares de confiança pelo que tens passado e pede os seus conselhos e apoio. Talvez eles também tenham problemas semelhantes. Passar por momentos difíceis sozinha é algo terrível e pode comprovar-se como destrutivo e traumático.

15. Tenta passar mais tempo com as pessoas que gostas. Não te afastes das pessoas que gostam de ti, não restrinjas a tua vida social. Afastares-te das pessoas que te são queridas pode conduzir-te ao isolamento e piorar ainda mais o estado pelo qual possas estar a passar neste momento. Esforça-te por promover ações sociais com os teus amigos, ou conhecer pessoas novas.

16. Evita as pessoas ou lugares que te façam sentir mal acerca de ti mesma. Não é recomendado que faças isto durante toda a tua vida, mas se estás a travessar por um período de baixa autoconfiança e baixa autoestima, este é o momento de fazê-lo. É importante que te protejas no sentido de não piorares o teu estado.

Texto com base na Escola Psicologia

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei a lista, gostei imenso deste post. Óptimo para dar força e coragem para tornar a vida bastante melhor :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  2. Gostei do que li, ver se faço esse exercício assim que possível! ;)

    ReplyDelete
  3. Muito bom esse post, adorei


    www.tarasemanias.pt

    ReplyDelete